terça-feira, 17 de junho de 2008

Direito de resposta em relação ao post do Eduardo

Estou em pé, de frente para aquela bandeira conhecida no mundo inteiro e de pronto inicio meu discurso "Juro lealdade à bandeira dos Estados Unidos da América"

A cena acima se refere a uma cena que vi no desenho do Snoop na minha infância. Mas eu também vi uma cena assim no Pernalonga, no Doug, no Fantástico Mundo de Bob etc.
Com isso quero dizer que o patriotismo norte-americano é ensinado de berço. Nunca vi o hino brasileiro tocando no Castelo Ra-Tim-Bum.

Na minha escola, o hino era tocado todas as sextas-feiras e, assim como na hora da oração, era o momento em que um ri da cara do outro e finge estar prestando atenção quando a professora da uma encarada.

Aliás, uma diretora dessa mesma escola narrou uma vez uma viagem a um país europeu (Bulgaria ou Hungria, não lembro) em que, sempre que se ouvia o hino tocando em algum lugar, todos na rua paravam em sinal de respeito. "Aqui vocês não respeitam o hino". Eu achei muito bonito, até o dia que estava tocando o hino brasileiro na minha escola e ela passou correndo pelos corredores.

Resumindo: meu principal argumento para eles "serem mais patriotas" do que nós é o fato de que eles são ensinados a ser muito mais patriotas do que nós.

3 comentários:

Anônimo disse...

E porque ser patriota é tão importante?

Afinal, quem mais patriota que um nazistas??
_________________________________
Não se trata de ser patriota ou não, mas de quais conceitos constituem os valores das pessoas que são parte de uma nação.

Se alguem realmente quer mudar o Brasil, não tem que tornar os brasileiros mais patriotas, mas sim se preocupar primeiro em difundir a educação e o conhecimento.

mas não sei, isso continua sendo só minha opinião...

Dani disse...

eu acho o patriotismo idiota, tenho uma tirinha disso! vou postar : D

->Marcelo Santos disse...

Primeiro, não falei que é importante.
Segundo, os nazistas eram mais do que patriotas, eles eram nacionalistas:

Patriota - Eu amo meu país porque ele é lindo e eu sou feliz nele.

Nacionalista - Eu amo meu país porque ele é o melhor do mundo, que se foda EUA, que se fodam os Argentinos..

Eu sou patriota.